Muitas pessoas têm dificuldade em saber qual médico procurar quando surge um sintoma, principalmente quando ele é comum a muitas especialidades, como a dor de cabeça, por exemplo.
Por isso vamos explicar em que casos é preciso procurar um neurologista, médico que trata das doenças do sistema nervoso central e periférico e que envolve o cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Veja:
Dor de cabeça: a princípio é um sintoma comum a muitas especialidades, mas se ela acontecer após um esforço físico, for aguda e contínua e causar alterações de visão ou estiver acompanhada de vômito, é necessário o acompanhamento de um neurologista.
Perda de memória ou confusão mental: é comum que na rotina agitada do dia a dia as pessoas se esqueçam de um número de telefone ou endereço. No entanto, se essa perda de memória for acentuada e cada vez mais frequente, procure um neurologista.
Este profissional também deve ser consultado em caso de confusão mental, que é uma causa comum da Doença de Alzheimer, principalmente em pessoas com mais de 60 anos.
Fraqueza nos músculos: em alguns casos, a dificuldade em mover os braços ou levantar as pernas pode estar ligada a uma disfunção neural. Se isso acontecer com frequência na hora de fazer movimentos simples como falar, mastigar e segurar objetos, é hora de procurar um neurologista imediatamente!
Sensação de formigamento: existem várias causas par este sintoma: uma delas é quando a circulação sanguínea é cortada. Acontece muito quando você senta sobre uma das pernas. Nesse caso é normal, basta ficar na posição correta que, em poucos minutos, os movimentos voltam.
Procure o neurologista quando esse formigamento atingir apenas um dos lados do corpo (por exemplo, todos os membros do lado direito) ou quando este formigamento ocorrer junto com vertigem, confusão visual, tontura ou problemas na fala. Pode ser um sinal de AVC.
Insônia: também é um sintoma comum de várias doenças, entretanto pode ser um sinal de AVC, narcolepsia e até esclerose múltipla. Nesse caso, você pode procurar um neurologista pois, descartadas causas neurológicas, ele poderá lhe encaminhar para outro profissional.
Mensagem do Dr. Márcio Tostes:
“Caro paciente: se você já tiver alguém na família com distúrbios neurológicos, é muito importante ficar atento! Algumas doenças como o mal de Alzheimer, por exemplo, podem ser hereditárias.
E mais: mesmo que você não tenha ninguém na família com doenças neurológicas, é importante procurar um Neurologista pois, se houver sinal de algum distúrbio neurológico, é preciso começar o tratamento o quanto antes.
Não se automedique. Procure sempre a opinião de um médico especialista”.
O Dr. Márcio Tostes é neurocirurgião especializado em cirurgias da cabeça, coluna e neurocirurgia endovascular.
CRM/SP 66.825 – RQUE 46308 | RQE 463081