A trombose cerebral é um tipo de AVC que acontece quando um coágulo de sangue entope uma das artérias do cérebro, podendo levar à morte ou gerar sequelas graves como dificuldades na fala, cegueira ou paralisia.
Geralmente, a trombose cerebral é mais frequente em idosos ou pessoas com pressão alta ou aterosclerose, por exemplo, mas também pode acontecer em mulheres que tomam anticoncepcional regularmente.
Sintomas
Os sintomas que ajudam a identificara trombose cerebral são:
Formigamento ou paralisia num lado do corpo;
Boca torta;
Dificuldade para falar;
Alterações na visão;
Dor de cabeça intensa;
Tonturas e perda de equilíbrio.
Quando se identifica estes é recomendado chamar imediatamente uma ambulância e/ou levar imediatamente para o pronto-socorro. Durante esse tempo, se a pessoa desmaiar e deixar de respirar, deve-se iniciar a massagem cardíaca. A trombose cerebral tem cura, especialmente quando o tratamento é iniciado rapidamente.
Tratamentos
O tratamento para trombose cerebral deve ser iniciado o mais rápido possível no hospital, uma vez que é necessário tomar injeções de anticoagulantes para dissolver o coágulo da artéria do cérebro.
Após o tratamento, é aconselhável um período de internação para que seja feita bservação constante do estado de saúde, pois, durante este período, existe maior chance de sofrer uma hemorragia interna ou voltar a ter uma trombose cerebral.
E dependendo do tempo que durou a trombose cerebral e a possível falta de oxigenação nos canais vasculares (artérias) podem surgir sequelas. As sequelas podem incluir vários problemas, desde problemas na fala até paralisia, e a sua gravidade irá depender da analise do caso.