Artrodese

Artrodese

Saiba mais

A artrodese (fusão da coluna vertebral) consiste em uma cirurgia que visa conectar permanentemente duas ou mais vértebras para eliminar a movimentação dolorosa local e/ou substituir o disco intervertebral doente ou degenerado. Há mais de um século, Albee e Hibbs realizaram as primeiras fusões de coluna (artrodese) para o tratamento da tuberculose vertebral (Mal de Pott).

Desde então, o procedimento tem sido amplamente utilizado no tratamento da instabilidade, alterações degenerativas, hérnia de disco, degeneração facetaria, espondilolistese, estenose de canal e deformidades, tais como a escoliose idiopática, além de uma variedade de outras enfermidades da coluna tanto cervical, torácica quanto lombar.

A técnica apresenta os mesmos artifícios utilizados no processo de consolidação de fraturas ósseas. O cirurgião de coluna pode utilizar osso autólogo (do próprio paciente), heterólogo (de cadáver), enxertos biológicos (como por ex. a proteína recombinante humana rh-BMP2), minerais (hidroxiapatita, fosfato de cálcio, dentre outros) ou sintéticos (cerâmicas) na estimulação do crescimento ósseo. Podem-se utilizar também próteses intervertebrais e/ou parafusos pediculares para manter as vértebras unidas até que o crescimento ósseo seja completo.

Faça o pré-agendamento da sua consulta