Enfraquecimento de um vaso sanguíneo cerebral, que incha e se enche de sangue. A maioria dos aneurismas cerebrais ocorre entre a parte inferior do cérebro e a base do crânio. O aneurisma pode romper-se, causando hemorragia fatal. Um aneurisma não rompido geralmente não apresenta sintomas. O tratamento varia desde a espera em alerta até a cirurgia de emergência. A escolha depende do local, do tamanho e da condição do aneurisma.
Sintomas
Requer um diagnóstico médico. Um aneurisma não rompido geralmente não apresenta sintomas. Um dos principais sintomas de aneurisma rompido é uma dor de cabeça intensa e súbita. Pode não ter sintomas, mas as pessoas podem ter:
- Forte dor de cabeça.
- No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito.
- Também comum: cefaleia sentinela, hemorragia, meningismo ou tontura.
Tratamentos
O tratamento depende da gravidade da doença. Tratamentos para um aneurisma não rompido incluem medicamentos para controlar a pressão sanguínea e procedimentos para evitar uma futura ruptura. É necessário buscar assistência médica emergencial para um aneurisma rompido.
Cirurgia
Tratamento endovascular: Reparo cirúrgico de uma protuberância (aneurisma) no principal vaso sanguíneo do corpo (aorta) para evitar sangramento ou ruptura.